Acupuntura é o recurso terapêutico mais conhecido da Medicina Tradicional Chinesa. Este método se baseia na estimulação de pontos nos canais de energia, com a finalidade de promover a mobilização, a circulação e o fortalecimento das energias nos canais, nos órgãos e vísceras, bem como a expulsão de energias perversas (vento, frio, calor, secura e umidade) que acometem o indivíduo.
As deficiências de energia ou a penetração de energias perversas podem ocasionar o bloqueio na circulação de energia nos canais, manifestar por dor ou impotência funcional dos músculos ou até mesmo alterar estruturas internas, levando a uma lesão anatômica.
Esse desequilíbrio energético que propicia o aparecimento das doenças, tem duas origens: a primeira, induzida pelo meio ambiente (origem externa), e a segunda, pela alimentação desregrada, emoções retidas, fatores psicoafetivos, fadigas, intoxicação (origem interna).
Existem 3 mecanismos para explicar a ação da acupuntura: energético (teoria clássica), humoral (produção de substâncias secretadas no sangue) e neural (inibição ou excitação do sistema nervoso).
A Organização Mundial da Saúde OMS recomenda a acupuntura aos seus Estados-Membros, tendo produzido várias publicações sobre sua eficácia e segurança. O consenso do National Institute of Health dos Estados Unidos referendou a indicação da acupuntura, de forma isolada ou como coadjuvante, em várias doenças e agravos à saúde, tais como pós-operatórias, náuseas e vômitos pós-quimioterapia ou cirurgia em adultos, dependências químicas, reabilitação após acidentes vasculares cerebrais, dismenorréia, cefaléia, epicondilite, fibromialgia, dor miofascial, osteoartrite, lombalgias e asma, entre outras.
O Ministério da Saúde considera a Acupuntura como uma tecnologia de intervenção em saúde, podendo ser usada isolada ou de forma integrada com outros recursos terapêuticos, que se constituem em ações de promoção e recuperação da saúde e prevenção de doenças.
Em nossa prática clínica, a acupuntura é procurada como tratamento isolado ou associado principalmente para auxílio no tratamento de ansiedade, estresse, insônia, enxaqueca, obesidade, fibromialgia e dores musculares e articulares.