Autor: ROSELI MORAES GONÇALVES Data: 21/09/2017
Se você sente dores de cabeça constantes ou intermitentes, se percebe alterações na sua face como assimetrias, dores no fundo dos olhos, sinusite, dores de ouvido, dores na nuca, dores na região cervical, disfunção na articulação temporomandibular, dores irradiadas, dores pontuais, insônia, depressão.
Você pode ter uma disfunção craniana, uma alteração na motilidade e na mobilidade dos ossos do crânio, podendo gerar compressões a nível craniano e a nível estrutural, diminuindo o fluxo de sangue e oxigênio local. O bloqueio ou diminuição dos micromovimentos desta região gera dores, perda da função e doenças a longo prazo.O MRP (Movimento Respiratório Primário):
O Movimento é perceptível, fisiologicamente involuntário e rítmico de expansão e retração do crânio, sentidos ao toque das mãos, entre os pontos de conexões do occipital, temporais e parietais.
Respiratório, no sentido da sua participação na respiração dos tecidos, que faz com que cada uma das células do corpo seja drenada ritmicamente por sutis movimentos deste sistema, dependendo deste sistema também a função do centro respiratório e de todos os demais centros cerebrais.
Primário porque está conectado diretamente com a respiração interna dos tecidos do sistema nervoso central que regula a respiração pulmonar e todas as outras funções corporais.
Os benefícios do tratamento através da Osteopatia Craniana são:
• Relaxamento e bem-estar geral;
• Alívio dos sintomas decorrentes de problemas físicos e/ou emocionais;
• Melhora da circulação e do fluido cérebro espinhal;
• Equilíbrio Corporal;
• Melhora na qualidade do sono;
• Regulando o funcionamento do sistema nervoso central e autônomo.
Dentre as indicações clínicas, estão: em casos de dores de cabeça, no ouvido, nos olhos e até mesmo a sinusite, que podem ser decorrentes de traumas na cabeça, e/ou alterações na articulação temporomandibular. É indicado também em casos de cefaleias crônicas e tencionais, enxaquecas, labirintite, alterações emocionais, fibromialgia, dificuldades de aprendizagem, estresse e dores crônicas de coluna vertebral.
Na consulta com o Osteopata, ele vai identificar a causa para tratar os sintomas e, dentre essas, podem estar ligadas ao sistema músculoesquelético, ao sistema visceral, ao sistema craniano, e o ao sistema emocional.
A Osteopatia Craniana restaura a saúde de dentro para fora com função de reequilibrar o movimento natural rítmico dos tecidos e do fluido cérebrospinal. É um tratamento para todas as idades, inclusive bebês, e é contraindicado em casos de AVE, aneurismas, hemorragias internas, fraturas recentes de crânio.
Fonte: Revista Saúde
http://rsaude.com.br/uberlandia/materia/voce-sente-dores-de-cabeca-constantemente-a-osteopatia-pode-ajudar/13250