Autor: Francisco Bruno Fernandes do Carmo - Fisioterapeuta Data: 27/03/2018
“Dry Needling ou agulhamento seco é uma técnica Fisioterapêutica muito usada no tratamento de dores musculares ou no alivio de tensão no pontos dolorosos do corpo chamados de Trigger-points.”
Conceito e aplicação da técnica
O Dry Needling é definido internacionalmente como Terapia Manipulativa ou Manual intramuscular. Sendo bastante usado na Fisioterapia Manipulativa Ortopédica, esse recurso foi idealizado pela Dra. Janet Travel, conhecida como a “Mãe do conhecimento do Trigger Point miofascial”, que realizou em seus primeiros tratamentos, na manipulação dos pontos dolorosos da fáscia muscular, usando agulhas hipodérmicas sem nenhuma relação com a acupuntura
A técnica de aplicação consiste na introdução das agulhas pelo filamento do musculo atingindo assim o ponto gatilho (trigger point), ao realizar a inserção da agulha para que seu efeito seja atingido completamente é preciso haver uma contração muscular, o chamado LTR “Localtwitch response”, obtendo assim um melhor efeito terapêutico.
As evidências sugerem que a obtenção da contração muscular (Local twitch response) através daestimulação mecânica de um ponto gatilho dentro de uma faixa tensa é a mais importante fator de alívio da dor (Chou et al., 2014). Alguns autores sugeriram que a resposta da contração muscular durante a aplicação da agulha é uma medida sensível (Ge et al., 2008) e uma confirmação objetiva (Simons e Travell, 1999) da inserção da agulha em um ponto de gatilho, obtendo melhores resultados no alivio da dor.
O Tratamento com a técnica de agulhamento a seco pode ser usada para vários problemas como dores de cabeça e pescoço, região superior do ombro, região escapular, dores na coluna vertebral, dores no quadril,” dor ciática”, dores na panturrilha, tensões musculares, Fibromialgia, e lesões por overuse.
O COFFITO, por meio do Acórdão nº 481, considerou o fisioterapeuta apto à utilização de Dry Needling, também conhecido como Agulhamento Seco ou Agulhamento a Seco. Para o colegiado do Conselho Federal, a técnica pode ser considerada como um segmento das áreas da Fisioterapia Manual, Musculoesquelética e Manipulativa e, portanto, de interesse dos profissionais.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:
Chou, L.W., Hsieh, Y.L., Kuan, T.S., Hong, C.Z., 2014. Needling therapy for myofascial pain: recommended technique with multiple rapid needle insertion. Biomed. (Taipei) 4, 13.
Ge, H.Y., Fernandez-de-Las-Penas, C., Madeleine, P., Arendt-Nielsen, L., 2008. Topographical mapping and mechanical pain sensitivity of myofascial trigger points in the infraspinatus muscle. Eur. J. Pain (London, Engl. 12, 859e865.
http://www.sogab.com.br/abraneedling2016/o-que-e-dryneedling/
Francisco Bruno Fernandes do Carmo
Fisioterapeuta – CREFITO 239453-F
Graduado pelo Centro Universitário do Triângulo Mineiro – UNITRI.
2016.
Pós Graduando em Fisioterapia ortopédica Funcional – UNIVAS
Possui experiência em Fisioterapia Geral com atendimentos nas áreas de Ortopedia-Traumatologia , Reumatologia e Neurologia Atendimento Home Care.
Curso de Pilates Completo MAT e aparelhos.
Possui cursos em Noções Básicas e Práticas de Manipulação Osteopatica da coluna vertebral, Noções Práticas e Básicas de Liberação Miofascial, Miofibrólise e Dryneedling.
Membro efetivo da LAFIDE - Liga de fisioterapia esportiva da Universidade federal de Uberlândia- UFU.