Autor: Roseli Gonçalves Data: 01/12/2017
Se sim, pode ser uma repercussão da biomecânica alterada dos ossos ilíacos. Os ossos ilíacos são 2 bilaterais (Direito e Esquerdo) que compõem a pelve. Eles são de formato irregular cada um dos quais se desenvolve a partir da fusão de 3 ossos, ílio, ísquio e púbis. Onde se insere vários músculos e ligamentos e onde se articula com demais ossos do quadril. A inervação vem do plexo lombo sacral, e a vascularização vem da ramificação da artéria aorta.
A pelve óssea tem a funções primárias de sustentar o peso do corpo nas posições sentadas e de pé. Oferece fixação para os fortes músculos da locomoção e postura. Tem funções secundárias, de conter e proteger as vísceras pélvicas e as vísceras abdominais inferiores, proporcionando sustentação para as mesmas.
Na Osteopatia, a biomecânica é distinta porque descreve os movimentos do sacro entre os ilíacos e movimentos de rotação dos ilíacos em relação ao sacro, que acompanham movimentos de cisalhamentos da sínfese púbica. Apresenta um conceito de “disfunção somática” para explicar certas alterações da funcionalidade do organismo. Segundo Ricard e Sallé (1996), a disfunção somática é uma restrição de mobilidade da articulação, devido à ausência de mobilidade de um elemento conjuntivo. Segundo Bienfait (2000), estas são ditas “lesões fisiológicas”, pois se tratam de uma limitação do movimento de um segmento ósseo, e não de uma luxação ou sublocação articular. Não há portanto, um deslocamento do segmento ósseo, somente uma restrição do seu movimento, que ocorre ao nível dos chamados micro movimentos, ou movimentos acessórios, da articulação. Uma vez restritos estes movimentos, os macro movimentos, ou movimentos fisiológicos da articulação estarão também limitados. Esta restrição pode ser dolorosa devido à tensão imposta aos ligamentos, o que estimula os seus mecanorreceptores, desencadeando dor.
Algumas Sintomatologia compatível com uma disfunção na região lombar e quadril.
- Dor em queimação
- Dor ao movimento
- Dor em Repuxe
- Dor que irradia
- Dor em latência
- Dor que obedece ao ciclo circadiano da função visceral
- Dor pontual, centrada e precisa
- Dor aguda, fina
Sinais Clínicos de um Ilíaco com Disfunção em Anterioridade :
- Perna longa homolateral
- Rotação interna da coxo femoral
- Espasmo muscular dos músculos espinhais, quadríceps, sartório, ilíaco e adutores
- Nódulos de tensões na região dos músculos espasmado
- Hipertonia dos músculos Psoas, Bíceps femoral, ísquios tibiais, glúteo maior, reto anterior do abdômen
Sintomas de uma Disfunção de Ilíaco Anterior:
- Dor na Região Glútea
- Dor na região superior e na face lateral do joelho e tornozelo
- Tensão ligamentar
- Tensão sobre o quadrado lombar
- Tensão sobre a última costela e diafragma
Se você apresenta algum sintoma compatível com os citados acima, pode estar com um quadro de dor aguda (recente) ou crônica (antiga). Consulte um Osteopata para avaliar as suas alterações biomecânicas e partir de encontrar as restrições apresentadas no seu corpo, traçar a conduta terapêutica pertinente ao seu caso. A Osteopatia é um tratamento que segue o princípio da Auto Cura e da Auto Regulação.
Roseli Moraes Gonçalves
Fisioterapeuta
CREFITO: 4/117199F